Sobre o CIRT


Laboratório de acompanhamento das propostas em discussão no cenário público que pugnam pela reformulação do marco regulatório aplicável às relações de trabalho e da jurisprudência sobre direitos coletivos e individuais do trabalho, o grupo de estudos, pesquisa e extensão Configurações Institucionais e Relações de Trabalho - CIRT, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, articula docentes e discentes da graduação e do mestrado em Teorias Jurídicas Contemporâneas e recebe colaboração de pesquisadores de outras instituições e áreas de conhecimento com a finalidades exclusivamente acadêmicas.

O CIRT tem como propósito estudar e pesquisar o mundo do trabalho, suas práticas, direitos e instituições. Para tanto, desenvolve múltiplas atividades voltadas para a compreensão das instituições que estruturam as relações de trabalho no Brasil. 

Privilegia o enfoque interdisciplinar para abordagem do direito e dos sistemas de regulação laboral. 

Os trabalhos produzidos individual ou coletivamente são apresentados à comunidade acadêmica por meio de publicações, apresentações em Congressos, Seminários e nas Jornadas de Iniciação Científica da UFRJ.